• #

Notícias

14/10/2020 08:10

Semana de Ciência e Tecnologia debate as possibilidades da inteligência artificial

“Inteligência Artificial: a nova fronteira da Ciência Brasileira” é o tema central da 17ª. edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que ocorrerá entre 17 e 23 de outubro de 2020 em todo o país. Vislumbra-se que a Inteligência Artificial (IA) pode trazer ganhos na promoção da competitividade e no aumento da produtividade brasileira, na prestação de serviços públicos, na melhoria da qualidade de vida das pessoas e na redução das desigualdades sociais, dentre outros.

Em recente recomendação da OCDE sobre Inteligência Artificial, a qual o Brasil aderiu, foram identificados diversos princípios para o desenvolvimento responsável da IA, assim como recomendações quanto a políticas públicas e cooperação internacional. A IA deve beneficiar as pessoas e o planeta, impulsionando o crescimento inclusivo, o desenvolvimento sustentável e o bem-estar.

Na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia será realizada no período de 19 a 23 de outubro, na modalidade virtual, e contará com uma ampla programação que envolve Exposições virtuais com intuito de apresentar o complexo de laboratórios didáticos, museus e campo de pesquisa e de extensão da instituição.

Palestras, webinar, oficinas e minicursos, promovidos através da Jornada de Extensão que terá uma programação também de socialização dos planos de trabalho das vivências extensionistas do Edital PIBEX 2019 . Em paralelo, estão programadas a IV Feira de Graduação, onde são expostos os cursos e as possibilidades de formação e profissionais; e o XXIV Seminário de Iniciação Científica da Uefs (SEMIC), em que serão apresentados os trabalhos originados de projetos de pesquisa desenvolvidos pelos bolsistas de iniciação científica e de iniciação tecnológica dos programas PROBIC/UEFS, PIBIC/CNPQ e FAPESB.


Texto: ASCOM/UEFS

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.