• #

Notícias

19/11/2021 10:11

PROJETO V.G. E (VIOLÊNCIA E GÊNERO NA ESCOLA) E MULIERIBUS (NÚCLEO DE ESTUDOS DAS MULHERES E RELAÇÕES DE GÊNERO) CONVIDA

Mesa redonda sobre A resistência das mulheres negras’, dia 22 de novembro, segunda-feira, às 19h30minhs, plataforma Google Meet, pelo link: https://meet.google.com/tox-kctm-bbx. Este evento contará com o apoio e parceria da PROEX, COMU (Coletivo de Mulheres de Feira de Santana), Escola CEB (Centro de Educação Básica da UEFS), Colégio Ernestino Carneiro Ribeiro.

O evento terá como componentes da mesa, como mediador o voluntário do projeto V.G. E Marcone Pereira aluno de geografia, participação de Lícia Souza aluna de geografia e voluntária do projeto V.G.E. e, convidada especial Mestra Sidinea Pedreira.

O tema de nossa mesa redonda comemorará o Novembro Negro, ressaltando as dificuldades e possibilidades de estudantes negros na sociedade e na Universidade e a resistência social e cultural das mulheres negras na nossa história contemporânea, ressaltando a importância das lyalodês, no Brasil e em Feira de Santana.

Segundo, a nossa convidada Sidinea Pedreira (2018) em resumo de sua dissertação: “[...] as mulheres impuseram-se através das lutas econômicas, políticas e sociais. Nesse caminho constituiu-se uma tradição de escritura que deve ser considerada [...]”. Desta forma, a literatura se firma como espaço de expressão e representação do cotidiano das mulheres negras e suas especificidades. Em sua dissertação, a escritora maranhense Maria Firmina dos Reis é o destaque e apresentada como lyalodê, pela sua atuação em favor das mulheres negras, professora, abolicionista, compositora e poeta.

Esperamos que venham conferir e participar deste bate-papo, que tem como objetivo apresentar mulheres negras, que se destacaram na nossa história e, que são invisibilizadas, pelo racismo estrutural e, também pela violência de Gênero estrutural.


Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.