19/11/2021 10:11

PROJETO V.G. E (VIOLÊNCIA E GÊNERO NA ESCOLA) E MULIERIBUS (NÚCLEO DE ESTUDOS DAS MULHERES E RELAÇÕES DE GÊNERO) CONVIDA

Mesa redonda sobre A resistência das mulheres negras’, dia 22 de novembro, segunda-feira, às 19h30minhs, plataforma Google Meet, pelo link: https://meet.google.com/tox-kctm-bbx. Este evento contará com o apoio e parceria da PROEX, COMU (Coletivo de Mulheres de Feira de Santana), Escola CEB (Centro de Educação Básica da UEFS), Colégio Ernestino Carneiro Ribeiro.

O evento terá como componentes da mesa, como mediador o voluntário do projeto V.G. E Marcone Pereira aluno de geografia, participação de Lícia Souza aluna de geografia e voluntária do projeto V.G.E. e, convidada especial Mestra Sidinea Pedreira.

O tema de nossa mesa redonda comemorará o Novembro Negro, ressaltando as dificuldades e possibilidades de estudantes negros na sociedade e na Universidade e a resistência social e cultural das mulheres negras na nossa história contemporânea, ressaltando a importância das lyalodês, no Brasil e em Feira de Santana.

Segundo, a nossa convidada Sidinea Pedreira (2018) em resumo de sua dissertação: “[...] as mulheres impuseram-se através das lutas econômicas, políticas e sociais. Nesse caminho constituiu-se uma tradição de escritura que deve ser considerada [...]”. Desta forma, a literatura se firma como espaço de expressão e representação do cotidiano das mulheres negras e suas especificidades. Em sua dissertação, a escritora maranhense Maria Firmina dos Reis é o destaque e apresentada como lyalodê, pela sua atuação em favor das mulheres negras, professora, abolicionista, compositora e poeta.

Esperamos que venham conferir e participar deste bate-papo, que tem como objetivo apresentar mulheres negras, que se destacaram na nossa história e, que são invisibilizadas, pelo racismo estrutural e, também pela violência de Gênero estrutural.