• #

UPT - UNIVERSIDADE PARA TODOS

UPT - UNIVERSIDADE PARA TODOS


O Projeto Universidade para Todos (UPT) é uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia desde o ano de 2003, executado em parceiria com as Universidades Estaduais da Bahia (Uefs, Uneb, Uesb, Uesc) e coordenado pela Secretaria da Educação.
O UPT tem como foco principal a preparação de jovens e adultos para o ingresso no Ensino Superior, através de curso com formatação de pré-vestibular. Trata-se de uma ação voltada para fortalecer a política de acesso à Educação Superior, direcionada a estudantes concluintes e egressos do ensino médio da rede pública estadual.
O Projeto UPT na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) está sob a supervisão da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), e, funciona em espaços escolares e municípios parceiros, que disponibilizam suas estruturas para a realização das aulas.

O curso é ofertado na modalidade presencial e conta com aulas de Português, Redação, Matemática, Física, Química, Biologia, Literatura, História, Geografia e Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol).
Além da oferta de disciplinas regulares, o Projeto oferece também atividades complementares e promove diversas ações, tais como:

- GIRO DAS PROFISSÕES;
- S.O.S. REFORÇO;
- OFICINAS DE ATUALIDADES;
- CINEMA EM FOCO;
- REVISÃO PARA O ENEM;
- SIMULADOS PARA O ENEM E PROSEL UEFS;
- ORIENTAÇÃO VOCACIONAL


UPT 2

imagem 3


Somado a este amplo leque de possibilidades para o crescimento e desenvolvimento intelectual, o UPT oferece o material didático e o fardamento sem qualquer custo para os cursistas e concede ainda isenção da taxa de inscrição nos vestibulares da UEFS para os alunos que tiverem freqüentado mais de 75% das aulas.

O objetivo do Projeto Universidade Para Todos vai além de proporcionar condições apropriadas de estudo e preparação para os processos seletivos de acesso ao Ensino Superior. Vai além de facilitar a permanência de diversos estudantes monitores na universidade. O UPT UEFS busca a realização de sonhos! Sonhos de milhares de pessoas que desejam imensamente uma nova oportunidade social, por meio do ingresso no Ensino Superior. Sonhos de milhares de pessoas que acreditam no processo educacional. O UPT acredita que a universidade está ao alcance de todos.

Depoimento transcrito da aluna aprovada em letras na UEFS, na ocasião da aula inaugural em Feira de Santana:

“O Universidade Para Todos, aos poucos me trouxe outra visão do que eu realmente queria e adorava, mesmo cansada, passar minhas noites participando das aulas dos meus adorados professores. A forma com que eles nos incentivavam com aquela certeza que eles tinham de que nós passaríamos. Quando chegou o vestibular, a cada questão de português que lia ouvia a voz de Rosana, a cada texto literário ouvia Barbara Maria recitando-o, na redação (melhor tema) vi a felicidade da professora Juliana e assim por diante. Assim vi a diferença que o UPT fez naquele momento. Foi a primeira vez que fiz o vestibular e tenho certeza que o UPT foi um grande divisor de águas.
Sei que como nada foi fácil até aqui, nada será fácil daqui por diante. Mas só de estar tendo a oportunidade de tentar, já me faz muito feliz e corajosa!”


Dejauline de Carvalho Silva

MATERIAIS PARA DOWNLOAD:

CARTILHA DO COORDENADOR DE ÁREA - UPT-UEFS
CARTILHA DO SECRETÁRIO DE APOIO ESCOLAR
CARTILHA DO PROFESSOR MONITOR
MANUAL DO ALUNO CURSISTA


Recomendar esta página via e-mail: